♡ O que é Cronograma Capilar? ♡

Ooi Amorzinhos!

Esses dias eu tenho andado meio perdida entre os blogs de plantão e até no pinterest !Tudo por causa desse tal de "Cronograma Capilar" que eu não sabia o que era...até eu pesquisar e descobrir um mundo novo rs 
Então vim compartilhar com vocês também,por que estou aqui para isso.Compartilhar muito amor com vocês,independente de como seja! 😉

O que é ?


cronograma capilar é uma agenda do seu cabelo, com o objetivo de repor a massa capilar e todos os nutrientes que perdemos naturalmente no dia a dia, melhorando assim o aspecto do fio. A gente acaba perdendo esses nutrientes  naturalmente, com a  exposição ao sol, uso de água com cloro (na piscina ), água muito quente no chuveiro (uma coisa que eu faço bastante por que não consigo com água gelada ), poluição, uso em excesso de secador e chapinha e por ai vai…É claro que cada um pode montar sua agenda capilar de acordo com o que mais gosta, ou do efeito que mais gosta nos cabelos. 
O importante é saber que cabelos precisam de cuidados diários e semanais, por que  cabelos não existe milagre e sim, cuidados que trazem resultados bem shows de bola e  a longo prazo.
Ele dá um resultado incrível e restaura os fios, porque é composto pelos 3 tratamentos que o cabelo mais precisa: hidratação, nutrição e reconstrução. Antes de aderir ao cronograma é necessário saber o que seu cabelo mais precisa. E assim focar mais em uma etapa ou na outra. Ou seja, vamos ver uma especialista para isso não é mesmo ? rs

Dica super massa que encontrei: O ideal é parar de fazer químicas durante o processo do cronograma capilar, mas se não tiver como fazer isso, faça somente uma química.


Como funciona?


No primeiro mês o cronograma recomendado  para quem vai começar é o : cronograma oficial, que é mais completo. Quando você começar a sentir do que seu cabelo esta  bem melhor que antes, você pode montar um cronograma específico para você, com os processos que mais gosta (ou que menos gosta rs ). Como pode ver na tabela abaixo (super fofis),  o cronograma capilar oficial é composto por 8 hidratações mensais, 3 nutrições e uma reconstrução. Cada processo é feito em dias diferentes (alternados) como intervalos de 48 horas de cada procedimento.


Etapas para serem seguidas 

1- Amorzinho de hidratação .

A principal função da hidratação é repor a água do fio. Se seu cabelo esta sem brilho, armado e ressecado, ele precisa de hidratação, então foque mais nesta etapa.E pode ser feito quantas vezes quiser ou for necessário. Por que quem é que aqui não gosta de uma boa hidratação não é mesmo?
 Eu vou gravar um vídeo para vocês de como eu hidrato meu cabelo! ;)


2-  Amorzinho de Nutrição ( também conhecida como amorzinho de umectação )


A função maravilinda  da nutrição  (umectação) é devolver lipídios ao fios, deixando os cabelos com a oleosidade necessária. Neste caso, se seu cabelo esta com frizz e sem balanço, desalinhado, ele precisa de mais nutrição. ( oi o que eu preciso está aqui!rs ) Para as cacheadas de plantão ou cacheados (bate aqui !)  é recomendado que faça a nutição o quanto quiser! E para as e os lisos de plantão ou com o cabelo oleoso é recomendado que faça menos vezes na semana ok ? 

Máscaras com poder nutritivo: para identificar é fácil, elas levam a palavra óleo no nome, são feitas com óleos ou manteigas (karité, cupuaçu, muru muru, cacau e abacate) e tutano.


3-  Amorzinho de Reconstrução .


O nome reconstrução já é lindo né? Ela é responsável em repor as proteínas dos fios. Se seu cabelo esta poroso, fino, ralo, partindo e quebradiço, ele precisa de reconstrução.
Ah!E deve ser feito poucas vezes no mês, por que se não acontece tudo ao contrário e ele passa a estragar o cabelo , e isso não pode né? O ideal é fazer a reconstrução a cada 15 ou 30 dias, e sempre depois da hidratação e nutrição


Dica cheia de amor: Antes de fazer uma reconstrução, faça sempre uma hidratação e e uma nutrição, em dias alternados.

Máscaras com poder de reconstruir: São a base de creatina, queratina, proteína, trigo, colágeno, aminoácidos, arginina, cisteína, proteínas hidrolisadas…etc.
Mas atenção amorzinhos! Não use máscaras com queratina em excesso, pois leva a quebra dos fios. 

Esta fase serve para tratar a fibra capilar de dentro pra fora, é a etapa mais potente no ciclo. Ela deixa o cabelo meio duro, mas repõe massa, queratina, aminoácidos, etc, deixando os cabelos mais fortes e sem aqueles pontos brancos no fio.


E o que é preciso para começar a usar um cronograma capilar? 


Não precisa de muito galera, apenas uma máscara boa de hidratação que você tenha em casa(não precisa ser cara, pois nem sempre o que é caro é o melhor). 
Um óleo vegetal ou uma máscara de nutrição, os óleos vegetais são super baratos, duram muito e dão um efeito lindo nos cabelos, deixando os fios alinhados,  e com muito brilho 
 E uma queratina líquida para usar com a máscara, que também é super barata.
Cada produto dá um efeito no cabelo, a hidratação dá macies e tira o ressecamento, a nutrição dá brilho, alinha os fios e tira o frizz, sabendo disso, você vai montar sua agenda capilar de acordo com o que você mais gosta em seu cabelo, ou o efeito que mais gosta.

E é isso galera!
No meu caso  maravilhoso o meu problema maior é a preguiça! Ou seja , eu tenho que jogar ela fora para poder fazer isso! E eu quero mesmo!
Estão a fim de acompanhar minha expêriencia ?
Então me segue nas minhas redes sociais (tudo @garotaamorzinho ) e no meu canal  que eu vou gravar tudo!

Espero que tenham gostado! 
Beijos da Garota! 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tag Pai e Filha.

O Natal.