♡ Vou pra Faculdade! #01 - Bolsas de Estudo ♡


Ooi Amorzinhos!
Sim,aqui estamos nós para falar de Faculdade, quem ai tem dúvida sobre algumas coisas?Ou tudo?
Pois é,começar algo novo e sozinho sem muita informação é um saco;e ainda mais confuso.
Por isso,hoje iremos falar sobre algo que muitas pessoas sabem da existência mas não é todos que sabem como acontece e o que é. Então vamos lá!

Bolsa X financiamento estudantil
A bolsa de estudos é um desconto integral ou parcial no valor da mensalidade. É uma doação da instituição de ensino, ou seja, o benefício não precisa ser pago depois.
Já o  financiamento é diferente: ele é  um empréstimo para o estudante pagar as mensalidades até acabar os estudos, com juros geralmente mais baixos que os do mercado. O número de prestações e a forma de pagamento são definidos em contrato. 
O FIES, do governo federal, é o maior fundo de financiamento do país, com 2,3 milhões de universitários beneficiados desde 2001.


Guia do Estudante Bolsas
O portal lançado  pelo GE (Guia do Estudante) reúne descontos e bolsas de estudos em mais de 900 instituições de ensino superior de todo o Brasil! Não é preciso comprovar renda, basta fazer a inscrição na faculdade por meio do site e já ter acesso ao desconto. É bem pratico e fácil de usar!
Saiba mais: bolsas.guiadoestudante.com.br

Prouni
Este é um programa do Ministério da Educação que oferece bolsas de estudo integrais e parciais (50%), em instituições privadas de ensino, a estudantes de baixa renda. É o maior do país. Existem algumas exigências para participar, como ter estudado em escola pública (ou particular como bolsista integral), ter feito o último Enem e tirado a nota mínima exigida pelo MEC. O site também tem várias explicações e fácil de ser encontrado e descoberto . 😉
Saiba mais: siteprouni.mec.gov.br


Programas estaduais
A Secretaria de Educação de alguns estados possui programas de bolsas de estudos. Em São Paulo, por exemplo, há o Bolsa Universidade e no Rio Grande do Sul, o Procred. É sempre bom se informar,pra ver se no seu estado se há algum projeto parecido! 😉


Bolsas institucionais
Elas são oferecidas pelas próprias instituições de ensino, as bolsas podem ser oferecidas por razões sociais ou por mérito – o estudante teve notas altas no Enem, por exemplo. Verifique na sua universidade de existe algum benefício do tipo.Como descontos,e este tipo de coisa. 😉

Faculdades filantrópicas
Como recebem incentivos fiscais, instituições sem fins lucrativos devem disponibilizar bolsas de estudos a estudantes carentes. Os pré-requisitos são definidos pelas próprias instituições, mas geralmente estão relacionados à situação econômica dos candidatos. Para saber quais faculdades são filantrópicas, acesse o site da Abruc clicando AQUI .  😉


Fundação Estudar
Esta instituição, que não tem fins lucrativos, seleciona jovens talentos para estudar em universidades reconhecidas do Brasil e do exterior. Para ser selecionado, é preciso passar por sete etapas e corresponder a todos os pré-requisitos. As bolsas são dadas por mérito, ou seja, o aluno precisa mostrar excelência acadêmica.
Saiba mais: www.estudar.org.br

E ai?Ajudei em alguma coisa?Tem alguma dúvida?Comente aqui!
Semana que vem vamos falar sobre o Enem,o que ele é e se todo mundo deve fazer.E estou super animada!
Se eu soubesse metade das coisas que falei aqui ,provavelmente seria bem diferente !
Beijos da Garota!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

♡ O Natal. ♡

Dia Internacional da Mulher - Parabéns!