Nova escritora do blog – Isabela Mark + Propostas de postagens.




Olá a todos que estão lendo essa postagem. Meu nome é Isabela Mark e é um enorme prazer estar fazendo parte desse blog maravilhoso. Sou amiga da Carol, que todos vocês certamente devem gostar e que, por sinal, além de ser uma escritora maravilhosa é também uma ótima amiga (risos)!
Bem, eu não sou boa com apresentações (principalmente aquelas sobre mim mesma), mas tentarei:

Nome: Isabela Mark
Apelido: Bela, Isa ou qualquer outro que goste. Isso fica a seu critério.
O que gosta de fazer: Ler, assistir séries, animes, filmes e qualquer outra coisa que envolva uma boa quantidade de diversão.
Escreve algo: Sim, eu tenho um hábito incontrolável de escrita e atualmente ando escrevendo algumas fanfics baseadas em jogos que eu gosto. Infelizmente por enquanto vocês não vão poder encontrar nenhum trabalho meu na internet, pois devido ao meu perfeccionismo até hoje não criei coragem para postar nenhuma obra de minha autoria (ou é só falta de vergonha na cara mesmo – risos.)
Gêneros literários favoritos: Tenho gostos variados. Sou aquela que gosta de comédia até terror. Na dúvida me ofereça uma boa comédia romântica com uma pitada de drama que eu certamente não vou resistir.
Eu acho que é só o que você precisa saber de mim. Por enquanto.
Mas vamos dar continuidade à matéria.
Antes de tomar a decisão de me comprometer com este blog eu conversei seriamente com a Carol e ela me deu algum tipo de aprovação para os meus planejamentos futuros, e é sobre eles que eu falarei a partir de agora. Se eles irão ou não ser bem aceitos aqui ou se irão ter continuidade depende totalmente de vocês, leitores, e quero lembrar que o objetivo principal aqui é fazer vocês se sentirem a vontade e com 100% de opinião nas decisões do blog (pelo menos da minha parte).

Projeto de postagem - #1: Diga NÃO ao preconceito literário.
Essa é a minha primeira ideia de postagem para o blog e eu vou explicar como funciona: Ao longo de todos esses anos como leitora eu enfrentei diversas dificuldades em torno da literatura não só pelo que eu vivi com os livros e autores, mas também pelo que eu ouvi das pessoas e confesso que muitas vezes me deixei influenciar por elas.  Para ser mais explícita falarei agora algumas frases que provavelmente a maioria de vocês, leitores, já ouviu falar:

1 – “Literatura nacional não presta”.

Essa é uma frase muito dita atualmente e eu posso garantir a vocês que isso é uma enorme MENTIRA.  Alguns leitores têm uma péssima mania de julgar todos os dedicados e grandes autores brasileiros só porque já leram uma ou duas obras ruins.  Eu costumava acreditar muito nessa frase na hora de fazer minhas escolhas de literatura e com o passar do tempo isso só me fez ser uma pessoa preconceituosa. Falando a verdade, é o seguinte: Existe tanto autor nacional ruim quanto estrangeiro. A nacionalidade de uma pessoa não tem NADA A VER com o modo de escrita dela e eu posso afirmar isso sem ditar nenhum nome ou obra. Falaremos sobre isso mais tarde.

2 – “Não leia livros como A Culpa é das Estrelas, Harry Potter ou O Ladrão de Raios, é tudo modinha!”

Outra coisa frase que eu me arrependo muito de ter acreditado. Entenda: Se o livro faz sucesso é porque é bom, e não ao contrário. Há sim muitos livros que não merecem tanto o sucesso que têm, mas isso é um caso a parte e não define em nada se uma pessoa deve ou não ler um determinado livro. Antes de seguir esse conselho sugiro que faça exatamente o oposto e leia, pelo menos para tirar suas PRÓPRIAS CONCLUSÕES, sem dar atenção aos boatos.

3 – “Quem lê o livro é idiota. Veja o filme, é sempre bem melhor.”

Essa, apesar de ser uma frase pouco conhecida, é dita constantemente e outra frase que não é totalmente verdade.  As adaptações cinematográficas são só formas diferentes de passar a essência da obra, e não o fato de que a história como filme é melhor do que como livro. Nem todo filme é melhor que o livro, assim como nem todo livro é melhor do que o filme. Mais uma vez sugiro que tire conclusões por conta própria.
Enfim, acho que deu pra entender onde quero chegar, não é? Como eu disse anteriormente, isso é só um projeto em construção e trabalharemos detalhadamente mais pra frente (se vocês gostarem da proposta, claro). O objetivo disso nada mais é do que tirar variados tipos de preconceitos que atingem a grande maioria dos leitores.

Obs.: Vale lembrar que esse projeto tem a finalidade de AJUDAR os leitores a tirarem seus preconceitos, e não começar uma discussão argumentativa sobre o que é verdade ou não.

Projeto de postagem #2 – Varie sua leitura!
Esse projeto, como o próprio nome já diz, tem a finalidade de te fazer reconhecer e descobrir gostos ocultos por outros gêneros literários. Não é um projeto obrigatório, claro, mas eu acho que ao ler um livro de gênero diferente você pode descobrir gostos que nem você mesmo sabia que tinha e expandir seu conhecimento sobre um determinado assunto.  Eu, por exemplo, estou pondo em prática esse projeto no meu cotidiano.
Funcionará da seguinte forma: De tempos em tempos (ainda não determinei a data exata que ficará boa para todos) eu lançarei um desafio literário com a seguinte regra: Não pode haver mais de um livro com o mesmo gênero. É um esquema de superação literária que promete te fazer apreciar culturas diferentes e, quem sabe, investir em um desses gêneros.

Obs.: Quanto à forma com que falei que o gênero de um livro não pode ser repetido, é o seguinte: Ele pode ser repetido sim, contanto que acrescente mais um gênero. Exemplo: Um livro de romance e um livro de terror com romance é permitido, mas dois apenas de romance não.  

Projeto de postagem #3 – Divulgue trabalhos não tão reconhecidos!
Essa proposta acontecerá da seguinte forma: Em um determinado tempo eu e/ou a Carol iremos anunciar um autor que não faz tanto sucesso, mas que merece ter sua obra divulgada. Legal, não?  O objetivo é não deixar sua lista de leitura vazia por falta de ter o que ler.

Obs.: Ao final de cada postagem você pode recomendar autores também e sua sugestão poderá ser divulgada para que outros leitores conheçam também!  Então venha, colabore com a gente e divulgue autores que você conhece!

Bem, por enquanto é isso, meus queridos leitores! Em breve terei outros projetos em mente. Lembrando que toda sugestão é bem-vinda, então não perca tempo: Se tem uma sugestão de postagem manda pra cá que eu avaliarei!
Mais uma vez gostaria de agradecer a Carol pela oportunidade e a vocês que espero que me recebam bem. Espero ter agradado a todos.

P.S.: Se quiser saber mais sobre mim envie sua pergunta por comentário e eu responderei assim que possível \o/
Beijinhos, uma boa noite e um ótimo final de semana a todos vocês!






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

♡ O Natal. ♡

Dia Internacional da Mulher - Parabéns!