Entrevista : Marcelo Molinari.

Oi Pessoal!
Faz tempo que não temos uma entrevista não é mesmo?!rsrsrs
Bom o autor entrevistado é o Marcelo , ele me mandou um e-mail,contando um pouquinho, do seu trabalho,que sinceramente amei, e cá estamos nós rsrs. Espero que gostem!
Na questão 6 tentei passar um pouco da minha experiência solitária de escritor. Um escritor sempre acaba fazendo tudo sozinho e aprendendo a maior parte das coisas do modo mais burro possível: tentativa e erro (Rs). Não vejo outro caminho. Tentar uma coisa e se não der certo tentar outra, até funcionar. Mas esta é só uma opinião, não sou ninguém para querer ensinar alguma coisa.
1-Você sempre quis ser escritor?O que seria se não fosse?
R: Eu sempre gostei de criar mundos, mas eu só comecei a estruturar melhor as minhas ideias quando estava no fim do Ensino Médio. Depois eu fiz faculdade e acabei aprendendo a pensar de um modo organizado um mundo, uma narrativa, personagens. Na faculdade eu também aprendi o que era estilo, acho que um bom escritor deve entender o que é estilo dentro da arte, isto é fundamental.

Eu gosto de narrativa e gosto especialmente de literatura, qualquer outra coisa que eu posso trabalhar ou fazer para mim sempre será algo secundário. Além de literatura, minha segunda expressão favorita é música. Também curto cinema, artes plásticas, pintura.

2-O que te deu inspiração para escrever O Trato da Baleia Branca?
Eu estava trabalhando em outro romance, mas considerei-o diferente demais e decidi escrever sobre um tema mais próxima das pessoas: vampiros. Porém, conforme fui escrevendo a coisa foi ficando muito diferente do que eu imaginava, o livro está mais para Senhor dos Anéis do que para Drácula. A questão da Baleia Branca tem influência óbvia de Moby Dick, no fundo eu tentei criar uma versão contemporânea de Moby Dick. Eu estava lendo o livro no final de 2012 e o impacto foi tão grande que eu decidi escrever alguma coisa parecida.

3-Você tem um autor ou autora que você admira?Quem?
Vários: Dostoievski, Kafka, Shakespeare, Céline, Machado de Assis. No campo da fantasia eu gosto de Tolkien, também li Harry Potter, Robert E. Howard. Um dos livros mais legais que li nos últimos anos foi The Borribles do inglês Michael de Larrabeiti. Gosto do Michael Ende que escreveu A História sem Fim.

4-Qual o melhor livro que você leu?
Esta é mais difícil. Bons livros são aqueles que causam um impacto ou uma mudança de visão. Um livro que me impressionou muito quando eu li foi Hamlet do Shakespeare. Eu achei a obra extremamente visceral e forte.

5-O que "O Trato da Baleia Branca" conta?
Eu sempre gostei de monstros e o Trato da Baleia Branca é uma obra com muitos monstros. Há também todo um desenvolvimento de personagens que é o verdadeiro condutor da história. No fundo o livro apresenta as impressões de quatro personagens centrais a respeito de uma guerra entre duas raças de vampiros em um mundo violento e estranho. Há também um tom cômico ou tragicômico na obra, que pode ser observado especialmente nas personalidades dos meus personagens favoritos do livro: Sermion e Trevor. O pano de fundo é um mundo de fins da Idade Média, em algum ponto entre a Baixa Idade Média e o Renascimento.

6-O que você tem para dizer para aquelas pessoas que querem escrever um livro,tem toda ideia na cabeça mas não sabe como começar?(Tão eu rsrs)

Eu ainda sou um escritor iniciante e posso não ser a melhor pessoa para dar dicas, mas escrever não é fácil. Eu demorei mais de 8 anos até começar a gostar do que eu escrevia. Após 8 anos escrevendo e escrevendo um belo dia eu olhei para minha escrita e pensei: não está tão ruim. Em primeiro lugar eu acho que o escritor deve ter o bom senso de autocrítica e realizar o cruel exercício de comparar o que está escrevendo com outros trabalhos. É difícil fazer isso, mas necessário.

Há também a questão do tipo de livro e público do livro. Um escritor deve pensar se ele quer escrever livros mais comerciais ou mais autorais, ou uma mescla destas 2 coisas. Eu acho bom também basear seu estilo, pelo menos no começo em algum outro escritor, tentar fazer alguma coisa parecida com outras obras. A minha maior motivação para escrever é buscar outros estilos e tentar recriar estes estilos naquilo que eu escrevo, buscando é claro alguma inovação e toque pessoal.

Se você tem uma ideia um bom primeiro passo é estruturar esta ideia em partes e pensar lentamente. Neste capitulou eu vou trabalhar uma ideia, neste capítulo outra ideia. No meu livro eu sempre escrevia os capítulos tendo um objetivo definido. É bom ir com calma e evitar a ansiedade, o que é sempre difícil. Eu acho que a ansiedade é um dos maiores desafios do escritor.

7-Está sendo muito difícil encontrar uma editora que queira publicar seu livro?
Olha, eu não estou esperando muito que alguma editora se disponha a publicar o meu livro. Hoje em dia o caminho é muito diferente. Primeiro o escritor precisar firmar um nome sozinho geralmente através da divulgação pessoal e depois ele vai atrás das editoras ou elas se interessam pelo seu trabalho através de internet, redes sociais, etc.

Eu já até mandei meu livro para algumas editoras, mas duvido que alguma vai realmente se interessar. Mas nem sei se realmente vale a pena ter um apoio editorial. Hoje é possível firmar-se através da internet, montar um blog e vender seu livro diretamente para o leitor. Para o escritor é até mais vantajoso, já que pode ganhar mais. Você pode fazer um pequeno investimento inicial e ter um bom retorno financeiro. É claro, se o seu livro for bom, se não esquece.
Mais informações sobre o Marcelo e seu livro é só entrar neste site ó: http://otratodabaleiabranca.wordpress.com/

Bye , e até a próxima!(provavelmente sera um vídeo ;D !Agora não conto mais!Fiquem curiosos!hehehe)
Beijos,
Eu  ;)

Comentários

  1. Oi, Caroline!
    Gostei da entrevista e o livro parece ser muito bom!
    Hoje vim te convidar para um sorteio que está acontecendo no meu blog:
    http://fabi-expressoes.blogspot.com.br/2014/04/sorteio-de-outono.html

    Ficarei feliz com a sua participação!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comente o que achou deste post!
Assim podemos melhorar cada vez mais! :)
Fico feliz pela sua presença <3

Postagens mais visitadas deste blog

Tag Pai e Filha.

♡ O Natal. ♡